Qual a quantidade de creme dental ideal para crianças?
Apesar de muitos desconhecerem a atrelarem os cremes dentais apenas por uma questão de gosto, estas ...
A gravidez é um período especial para todas as mulheres, mas também é um momento marcado por diversas mudanças, sejam elas na aparência ou no que diz respeito à saúde. Cuidar da higiene bucal nesta etapa é de suma importância para ter uma gestação saudável, sem riscos ou incômodos para mãe e bebê, por isso, o acompanhamento odontológico se faz necessário.
A odontologia para gestantes é uma especialidade que preza pelo cuidado das futuras mamães durante os 9 meses de gravidez, período onde muitas mudanças hormonais ocorrem e, predispõe a problemas bucais que pode gerar complicações à saúde.
Primeiramente, a consulta odontológica na gestação inicia-se com uma breve avaliação de problemas que podem acometer a gestante durante este período. É sempre válido que a paciente informe ao dentista seus medos e anseios para que o profissional trabalhe com uma abordagem adequada, mais próxima.
Vale destacar que medicamentos que podem prejudicar a gravidez ou procedimentos como o raio-x só são indicados após o primeiro trimestre, tendo em vista o desenvolvimento do bebê.
Além disso, o dentista também pode aconselhar a gestante a adotar hábitos mais saudáveis e preservar a saúde bucal durante os 9 meses, como ter uma alimentação adequada e técnicas de escovação que não agridam a gengiva ou favoreçam náuseas.
O acompanhamento da odontologia na gestação é necessário para tratamento e prevenção que se originam na boca, mas que podem acometer a saúde da mãe e bebê. Problemas gengivais, por exemplo, podem favorecer o nascimento prematuro ou até mesmo com o peso abaixo do esperado.
Apesar de o acompanhamento odontológico durante a gestação seja importante para cuidados com a gengiva, é válido que a mulher informe ao dentista especializado no atendimento de gestantes que está com planos para engravidar.
Com a informação prévia, o profissional faz uma avaliação geral e trata possíveis problemas bucais que podem se acentuar durante a gravidez, sendo uma ferramenta de prevenção nestes casos. Se a paciente não tiver nenhuma condição divergente, é apenas indicado que visitas periódicas sejam feitas ao longo da gestação.
Vale destacar que as consultas odontológicas durante a gestação devem ser feitas entre os quatro e seis meses, uma vez que o período inicial deve ser dedicado ao desenvolvimento do bebê.
Além disso, embora gestantes passem por diversas dúvidas, o pré-natal odontológico não gera riscos, tendo em vista que os procedimentos e medicamentos prescritos são individualizados, de acordo com o período da gestação em que se encontram.
A boca está suscetível a uma série de problemas, especialmente devido às mudanças hormonais proporcionadas pela gestação e, além disso, os enjoos e vômitos que este período predispõe, favorece no surgimento de problemas por conta da presença dos ácidos estomacais podem prejudicar a saúde bucal.
Dentre os principais problemas tratado pela odontologia na gestação, estão:
A boca seca durante a gravidez predispõe as gestantes a desenvolverem problemas como cáries, aftas e infecções. Por isso, o aconselhamento odontológico para a ingestão constante de água durante este período auxilia a prevenir tais problemas.
Como já mencionado, a gestação é marcada por períodos de enjoos e náuseas que promovem o acúmulo de ácidos na boca e caso não haja a higiene adequada, pode haver a erosão dos dentes, fazendo-se necessário o uso de enxaguantes bucais específicos para grávidas.
Embora esteja presente em muitas pessoas, a gengivite é uma condição predominante em pacientes grávidas. Contudo, este problema pode ser evitado com a higiene adequada, com a escovação diária e o uso de fio dental, visto que a inflamação da gengiva ocorre devido ao acúmulo de sujeira entre os dentes.
Ter o acompanhamento odontológico durante a gestação vai além da prevenção de problemas bucais, visto que este profissional também orienta as gestantes a terem uma alimentação balanceada e uma higiene bucal que minimize problemas como a gengivite e a erosão dental.
Outro benefício da odontologia na gestação está relacionado a abordagem do profissional, que compreende os anseios e inseguranças das futuras mamães em submeter-se a um tratamento durante este período.
Pensando em tal condição, o dentista realiza um tratamento específico a fim de tranquilizar a paciente e criar um vínculo de amizade e confiança.
Mesmo que a gestante inicie um tratamento odontológico durante a gravidez e não consiga concluí-lo por conta do nascimento do bebê, a paciente pode retomar os cuidados quando possível e, também, levar o filho para uma avaliação, visto que o odontopediatra irá instruir a mãe quanto a pega correta para amamentação, a limpar a gengiva do bebê caso avalie necessário, avaliará o freio lingual, posição dos rebordos e língua, entre outros.
Rua Maranhão, 790 – Conjunto 12 e 13 – Ed. Green - Centro – Cascavel – PR
Apesar de muitos desconhecerem a atrelarem os cremes dentais apenas por uma questão de gosto, estas ...
O nascimento dos primeiros dentes dos bebês é um momento que gera entusiasmo nos familiares, visto q...
A amamentação é um dos momentos mais especiais entre mãe e bebê, uma vez que o aleitamento é um ato ...