Qual a quantidade de creme dental ideal para crianças?
Apesar de muitos desconhecerem a atrelarem os cremes dentais apenas por uma questão de gosto, estas ...
A odontopediatria é uma especialidade da odontologia que tem por objetivo prevenir, diagnosticar e tratar problemas que acometem a saúde bucal das crianças. Além disso, o odontopediatra também procura uma abordagem diferenciada, visto que a idade de seus pacientes requer um trato mais específico.
O papel dos pais neste segmento, também é de suma importância para orientação dos filhos com relação à higiene bucal diária, com o uso de fita dental e a escovação diária. Outro ponto onde a conscientização do odontopediatra se faz necessária, é na alimentação, uma vez que o consumo constante de doces, especialmente nesta etapa da vida, pode implicar em complicações.
Em crianças menores, o odontopediatra também pode alertar sobre os perigos do uso excessivo de chupetas e mamadeiras, que podem favorecer alterações faciais e dentarias a curto e médio prazo.
A primeira visita ao odontopediatra deve ser a partir do nascimento dos primeiros dentes de leite, por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Levar os filhos neste momento, ou até mesmo antes dos primeiros dentes nascerem, auxilia na amamentação, respiração, deglutição e melhor desenvolvimento facial do bebê.
Consultar-se desde cedo com o odontopediatra também auxilia em habituar a criança ao ambiente do consultório para que não sofra com problemas relacionados ao medo, à medida em que realiza as visitas periódicas.
A odonpediatria trata uma série de problemas bucais, comuns em crianças, a fim de evitar a progressão destas aflições na adolescência e vida adulta, tendo em vista que algumas condições se iniciam na infância, mas acabam se acentuando na maior idade, como alterações bucais.
Dentre os problemas bucais mais comuns que acometem as crianças, estão:
Alterações na estrutura bucal podem desencadear em problemas na articulação temporomandibular, sendo necessária a prescrição de aparelhos ortopedicos para a correção prematura e harmonização da arcada dentária do pequeno paciente.
Nos dias atuais existem diversos tipos de aparelhos, tanto fixos, quanto removíveis para harmonizar a estrutura bucal do paciente de forma indolor e natural. Contudo, cabe a avaliação do odontopediatra para orientar qual o tratamento mais indicado para a criança.
Crianças hiperativas ou que passam por alterações emocionais relacionadas ao estresse, ansiedade por conta de mudanças na rotina, por exemplo, podem apresentar o bruxismo, caracterizado pelo ranger dos dentes, principalmente enquanto dormem.
O bruxismo também pode ser um sinal da má oclusão dentária ou por conta de alterações na mordida, que pode ser provocada pelo uso excessivo de chupetas e mamadeiras.
Talvez um dos problemas bucais mais comuns na odontopediatria, as cáries são bactérias que provocam a corrosão dos dentes e, consequentemente, dores ao paciente.
A má alimentação e falta de higiene bucal podem predispor a presença destas bactérias que podem gerar incômodos ou até mesmo evoluir para um quadro mais complexo.
O mau hálito infantil é um problema recorrente nos pequenos pacientes que, apesar de terem a higiene bucal em dia, podem apresentar problemas respiratórios que favorecem o mau cheiro. A constante respiração pela boca é o principal desencadeador da halitose, visto que há a descamação da mucosa da língua, causando este problema.
Em tais casos, o odontopediatra também orienta os pais para que observem a criança e procurem outros especialistas para tratamento de problemas respiratórios, mesmo com medidas para eliminar o mau hálito nos pequenos pacientes.
Ter o acompanhamento de um odontopediatra desde o início da vida auxilia não só a criança, mas também os pais a terem melhores cuidados com a higiene bucal dos filhos, prevenindo contra uma série de problemas causados por agentes externos ou estruturais, como alterações na mordida, por exemplo.
Além disso, a abordagem na odontopediatria é própria para crianças, o que auxilia no momento de realizar a avaliação ou tratamento, visto que os pequenos se sentem à vontade próximo de um profissional que interage de acordo com suas idades, deixando de lado o estereótipo sério, de médico, temido por alguns.
O aconselhamento também faz parte do papel do odontopediatra, uma vez que a alimentação também é um fator importante para a manutenção da saúde bucal e, por este motivo, o odontopediatra também orienta os pais a monitorarem o consumo de alimentos que podem ser nocivos à saúde bucal das crianças, como aqueles ricos em açúcares e carboidratos.
De acordo com a idade das crianças, o odontopediatra também pode prescrever cremes dentais específicos para o fortalecimento dos dentes, ricos em flúor, por exemplo. Ademais, escovas dentais que facilitam a escovação dos pequenos também são indicadas para crianças, sempre com a participação dos pais neste processo, uma vez que é um trabalho em conjunto entre odontopediatra e família.
Rua Maranhão, 790 – Conjunto 12 e 13 – Ed. Green - Centro – Cascavel – PR
Apesar de muitos desconhecerem a atrelarem os cremes dentais apenas por uma questão de gosto, estas ...
O nascimento dos primeiros dentes dos bebês é um momento que gera entusiasmo nos familiares, visto q...
A amamentação é um dos momentos mais especiais entre mãe e bebê, uma vez que o aleitamento é um ato ...