29 out A importância da amamentação para a saúde bucal dos bebês
A amamentação é um dos momentos mais especiais entre mãe e bebê, uma vez que o aleitamento é um ato de amor e ligação entre ambos. Contudo, além do simbolismo emocional, amamentar também traz diversos benefícios à saúde dos bebês, inclusive no que diz respeito à bucal.
O leite materno possui os nutrientes necessários para que o bebê possa crescer e se desenvolver de maneira saudável. Esta ação também auxilia no desenvolvimento dos maxilares das crianças por conta do movimento de sucção realizado na amamentação.
Como a amamentação influencia na saúde bucal?
A amamentação auxilia em diversos aspectos da saúde bucal dos bebês, sendo algo essencial para que a criança cresça de maneira saudável. Contudo, cabe sempre o aconselhamento e avaliação prévia de um odontopediatra para orientações com relação à higiene da gengiva, caso necessario e crescimento dos primeiros dentes.
Dentre os principais pontos que a amamentação influencia, estão:
Exercita a musculatura da boca
Durante a amamentação, bochecha, lábios e língua trabalham constantemente, exercitando e fortalecendo a musculatura da boca como um todo.
Formação dos dentes
Com o exercício feito durante o aleitamento, assim como a posição da boca do bebê, os primeiros dentes, que surgem por completo até os 3 anos, crescem mais resistentes e alinhados, muito em função da amamentação, durante o ato de sucção.
Fortalecimento dos ossos do maxilar
Por conta da ação natural do bebê feita para sugar o leite durante a amamentação, os ossos do maxilar acabem se fortalecendo devido a sua constante atividade. Além disso, as propriedades vitamínicas presentes no leite materno também atuam no fortalecimento ósseo do corpo todo da criança.
Contudo, procure sempre o aconselhamento e orientação de um odontopediatra que, além de auxiliar nesta etapa, também atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que podem acometer a saúde bucal dos bebês.